SOE

SOE

Tudo Junto e Misturado - Experiência Pedagógica com salas multisseriadas no Ensino Médio e Técnico



Tudo Junto e Misturado



Fundamentação Teórica
Experiência Pedagógica Tudo Junto e Misturado
Passarei neste momento a explicar e fundamentar um pouco sobre a atividade do “Tudo Junto e Misturado” realizada na Etec Padre José Nunes Dias no último dia 17/05/2019, durante a Semana Paulo Freire. Primeiramente gostaria de dizer que na Educação Infantil, salas multisseriadas, por opção ou não, ajudam a construir o conhecimento, porém não encontramos muita bibliografia sobre o assunto quando se trata do Ensino Médio e menos ainda do Ensino Técnico.
Buscando inovar em nossa metodologia de ensino-aprendizagem, olhando para as creches e pré-escolas onde as crianças são agrupadas por faixa etária, não foi difícil organizar um momento de convivência entre os mais velhos, no nosso caso, alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico integrado ao Médio.
Fundamentando a ideia do Tudo Junto e Misturado, segundo o pensador russo Lev Vygotsky (1896-1934), é por meio do convívio com o outro que o homem se constitui. O relacionamento entre faixas etárias diversas, cursos e pensamentos diversos só leva a um salto, de fato, se ocorrer durante ações planejadas para favorecer e potencializar a aprendizagem de um novo conteúdo ou de novas habilidades.
O teórico Lev Vygotsky construiu ainda o conceito de sociointeracionismo. Em sua obra ele defende que o ser humano é o resultado da interação com o meio em que vive. Portanto, para potencializar o desenvolvimento de nossos alunos do Ensino Médio e Técnico, é preciso que eles se relacionem uns com os outros. É dele o conceito de zona de desenvolvimento proximal, a distância entre aquilo que um indivíduo já sabe fazer sozinho e o que é capaz de realizar com a ajuda do outro. Com base nisso, desenvolvemos a ideia de que nossos alunos precisam se relacionar não apenas com seus colegas de sala e professores, mas com o contexto sócio-cultural-educacional que os cerca. Com base em estudo realizado sobre a Escola da Ponte, Portugal, e o Projeto Ancora, Cotia-SP, às vezes a dificuldade do aluno não é corretamente interpretada pelo professor, mas é sanada com muita tranquilidade pelos colegas.
 Metodologia - Veja como planejamos o Tudo Junto e Misturado.
A experiência/desafio pedagógica “Tudo Junto e Misturado”, foi uma atividade pedagógica proposta pelo Orientador Educacional Lucas Alves Magalhães e envolveu 240 alunos de três cursos diferentes durante a Semana Paulo Freire 2019, abrangendo os cursos de Ensino Médio, Etim Agropecuária e Etim Meio Ambiente e exigiu métodos, mais planejamento e integração entre professores durante o planejamento das atividades que realizariam neste dia.
Para que o processo de divisão das turmas se tornasse algo equilibrado e justo, criamos um algoritmo de Excel onde todas das salas eram misturadas e separadas de maneiras semelhantes, garantindo que todas salas obtivessem alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos dos três cursos envolvidos no processo. Dessa maneira resolveríamos também de forma prática a questão da chamada via NSA. Os professores realizavam a chamada e o algoritmo reorganizava cada aluno em sua devida sala, não comprometendo o funcionamento rígido do sistema e permitindo flexibilidade para uma maneira nova de aprendizagem e envolvimento dos alunos.
Os professores foram desafiados a criar uma linguagem pedagógica que atingisse salas multisseriadas com primeiros, segundos e terceiros anos dos cursos citados no parágrafo anterior, a desenvolver dentro de um espaço um contexto integrado, abrangendo todos os níveis de escolaridade e cursos da Etec, além de se permitir um olhar ampliado sobre seus conteúdos, sua programática e objetivos.

Objetivos
Objetivo geral
·         Promover o ensino-aprendizagem com maior eficácia na Etec
Objetivo específico
·         Promover a interação entre os alunos;
·         Promover a integração entre alunos de diferentes séries/cursos;
·         Inovar metodologias de ensino-aprendizagem;
·         Propiciar ambiente de convivência e respeito com o outro.

Resultados
Do ponto funcional, estrutural, o Tudo Junto e Misturado foi um sucesso, ao mesmo tempo que alterou toda a rotina e formas de aprendizado não prejudicando a dinâmica e as estruturas mais rígidas do contexto institucional.
Após reunião com os discentes participantes, o feedback realizado com os alunos foi muito positivo, onde os mesmos pontuaram a percepção que tiveram ao conviver com outros alunos de outros cursos e séries, relatos das relações estabelecidas e até de estereótipos superados acerca de outros alunos que não tinham contato e tinham um pré-julgamento dos mesmos. Relataram também aprendizados adquiridos em disciplinas de cursos dos quais não pertencem, mas que serão úteis para suas vidas.
Houve também uma reunião com os discentes que não compareceram às aulas e os relatos foram: “Não vim porque estava em uma sala na qual não conhecia ninguém” ou ainda “estava em uma sala que tinha alunos que eu não gostava”. Neste ponto, eu, Lucas Alves Magalhães, percebo que tenha faltado expertise da minha parte para uma melhor elucidação sobre esse dia aos alunos, sobre os objetivos, as competências e as habilidades que esperávamos que desenvolvessem.
Fato de comum acordo: professores, alunos presentes e alunos ausentes pediram para que dias como esse do Tudo Junto e Misturado se repetissem pois é uma oportunidade para explorar o currículo oculto dos professores, que representam mais do que o conteúdo programático das disciplinas que lecionam. Discentes presentes observaram e sentiram a possibilidade de um aprendizado diferenciado, adquirindo competências e habilidades que só se fazem presentes no convívio com o outro, com o outro diferente e os discentes ausentes solicitaram mais dias como esse pelos relatos obtidos através dos colegas presentes e pela percepção de perda por não participar.
Finalmente foram levantados pontos positivos e negativos dos alunos e professores para que façamos uma reflexão sobre esses pontos e possamos ser Tudo Junto e Misturado com mais interação, integração e participação mais efetiva da comunidade escolar.
Ressalto a importância do incentivo e do apoio manifestado pela Direção da Etec para a realização da experiência Tudo Junto e Misturado.

Monte Aprazível, 23 de maio de 2019.


Lucas Alves Magalhães
Analista de Suporte e Gestão – Orientador Educacional
Etec Padre José Nunes Dias – Monte Aprazível-SP
lucas.magalhaes12@etec.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.