Tudo Junto e Misturado - Experiência Pedagógica com salas multisseriadas no Ensino Médio e Técnico
Tudo Junto e Misturado
Fundamentação
Teórica
Experiência Pedagógica Tudo Junto e Misturado
Passarei neste momento a explicar e
fundamentar um pouco sobre a atividade do “Tudo Junto e Misturado” realizada na
Etec Padre José Nunes Dias no último dia 17/05/2019, durante a Semana Paulo
Freire. Primeiramente gostaria de dizer que na Educação Infantil, salas
multisseriadas, por opção ou não, ajudam a construir o conhecimento, porém não
encontramos muita bibliografia sobre o assunto quando se trata do Ensino Médio e
menos ainda do Ensino Técnico.
Buscando inovar em nossa metodologia
de ensino-aprendizagem, olhando para as
creches e pré-escolas onde as crianças são agrupadas por faixa etária, não foi
difícil organizar um momento de convivência entre os mais velhos, no nosso
caso, alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico integrado ao Médio.
Fundamentando a ideia do Tudo Junto e Misturado, segundo o pensador
russo Lev Vygotsky (1896-1934), é por meio do convívio com o outro que o homem
se constitui. O relacionamento entre faixas etárias diversas, cursos e
pensamentos diversos só leva a um salto, de fato, se ocorrer durante ações
planejadas para favorecer e potencializar a aprendizagem de um novo conteúdo ou
de novas habilidades.
O teórico Lev Vygotsky construiu ainda o conceito de
sociointeracionismo. Em sua obra ele defende que o ser humano é o resultado da
interação com o meio em que vive. Portanto, para potencializar o
desenvolvimento de nossos alunos do Ensino Médio e Técnico, é preciso que eles
se relacionem uns com os outros. É dele o conceito de zona de desenvolvimento
proximal, a distância entre aquilo que um indivíduo já sabe fazer sozinho e o
que é capaz de realizar com a ajuda do outro. Com base nisso, desenvolvemos a ideia
de que nossos alunos precisam se relacionar não apenas com seus colegas de sala
e professores, mas com o contexto sócio-cultural-educacional que os cerca. Com
base em estudo realizado sobre a Escola da Ponte, Portugal, e o Projeto Ancora,
Cotia-SP, às vezes a dificuldade do aluno não é corretamente interpretada pelo professor,
mas é sanada com muita tranquilidade pelos colegas.
Metodologia - Veja como planejamos o Tudo
Junto e Misturado.
A
experiência/desafio pedagógica “Tudo Junto e Misturado”, foi uma atividade
pedagógica proposta pelo Orientador Educacional Lucas Alves Magalhães e
envolveu 240 alunos de três cursos diferentes durante a Semana Paulo Freire
2019, abrangendo os cursos de Ensino Médio, Etim Agropecuária e Etim Meio
Ambiente e exigiu métodos, mais planejamento e integração entre professores
durante o planejamento das atividades que realizariam neste dia.
Para
que o processo de divisão das turmas se tornasse algo equilibrado e justo,
criamos um algoritmo de Excel onde todas das salas eram misturadas e separadas
de maneiras semelhantes, garantindo que todas salas obtivessem alunos dos
primeiros, segundos e terceiros anos dos três cursos envolvidos no processo.
Dessa maneira resolveríamos também de forma prática a questão da chamada via
NSA. Os professores realizavam a chamada e o algoritmo reorganizava cada aluno
em sua devida sala, não comprometendo o funcionamento rígido do sistema e
permitindo flexibilidade para uma maneira nova de aprendizagem e envolvimento
dos alunos.
Os
professores foram desafiados a criar uma linguagem pedagógica que atingisse
salas multisseriadas com primeiros, segundos e terceiros anos dos cursos
citados no parágrafo anterior, a desenvolver dentro de um espaço um contexto
integrado, abrangendo todos os níveis de escolaridade e cursos da Etec, além de
se permitir um olhar ampliado sobre seus conteúdos, sua programática e
objetivos.
Objetivos
Objetivo
geral
·
Promover o ensino-aprendizagem com maior
eficácia na Etec
Objetivo
específico
·
Promover a interação entre os alunos;
·
Promover a integração entre alunos de
diferentes séries/cursos;
·
Inovar metodologias de ensino-aprendizagem;
·
Propiciar ambiente de convivência e respeito
com o outro.
Resultados
Do
ponto funcional, estrutural, o Tudo Junto e Misturado foi um sucesso, ao mesmo
tempo que alterou toda a rotina e formas de aprendizado não prejudicando a
dinâmica e as estruturas mais rígidas do contexto institucional.
Após
reunião com os discentes participantes, o feedback realizado com os alunos foi
muito positivo, onde os mesmos pontuaram a percepção que tiveram ao conviver
com outros alunos de outros cursos e séries, relatos das relações estabelecidas
e até de estereótipos superados acerca de outros alunos que não tinham contato
e tinham um pré-julgamento dos mesmos. Relataram também aprendizados adquiridos
em disciplinas de cursos dos quais não pertencem, mas que serão úteis para suas
vidas.
Houve
também uma reunião com os discentes que não compareceram às aulas e os relatos
foram: “Não vim porque estava em uma sala na qual não conhecia ninguém” ou
ainda “estava em uma sala que tinha alunos que eu não gostava”. Neste ponto,
eu, Lucas Alves Magalhães, percebo que tenha faltado expertise da minha parte para uma melhor elucidação sobre esse dia
aos alunos, sobre os objetivos, as competências e as habilidades que
esperávamos que desenvolvessem.
Fato
de comum acordo: professores, alunos presentes e alunos ausentes pediram para
que dias como esse do Tudo Junto e Misturado se repetissem pois é uma
oportunidade para explorar o currículo oculto dos professores, que representam
mais do que o conteúdo programático das disciplinas que lecionam. Discentes
presentes observaram e sentiram a possibilidade de um aprendizado diferenciado,
adquirindo competências e habilidades que só se fazem presentes no convívio com
o outro, com o outro diferente e os discentes ausentes solicitaram mais dias
como esse pelos relatos obtidos através dos colegas presentes e pela percepção
de perda por não participar.
Finalmente
foram levantados pontos positivos e negativos dos alunos e professores para que
façamos uma reflexão sobre esses pontos e possamos ser Tudo Junto e Misturado
com mais interação, integração e participação mais efetiva da comunidade
escolar.
Ressalto
a importância do incentivo e do apoio manifestado pela Direção da Etec para a
realização da experiência Tudo
Junto e Misturado.
Monte Aprazível, 23 de maio de 2019.
Lucas Alves Magalhães
Analista de Suporte e Gestão –
Orientador Educacional
Etec Padre José Nunes Dias – Monte
Aprazível-SP
lucas.magalhaes12@etec.sp.gov.br
Nenhum comentário: