SOE

SOE

Fazer horários escolares complexos ficou moleza!



O que é o FET Timetable Generator?

É um programa desenvolvido para gerar automaticamente a grade de horários de uma escola ou universidade, levando em conta suas presentes restrições.

O projeto FET começou em 31 de Outubro de 2002, utilizando um algoritmo genérico. Esse algoritmo era lento e só é capaz de gerar grades horários fáceis. Em 24 de Junho de 2007, o atual algoritmo foi criado, sendo rápido e capaz de gerar grades horárias difíceis. Este algoritmo foi utilizado começando com FET versão 5.0.0. É um procedimento heurístico que, provavelmente, simula o procedimento manual de encontrar um calendário.


Dentre a infinidade de restrições temos, por exemplo:

Máximo/mínimo de dias que um professor pode dar aula;
Máximo de horas contínuas para todos os professores;Um professor tem uma sala reservada;Máximo de horas diárias para um conjunto de alunos;Duas atividades ordenadas (Divisão de turmas);
Resumindo, com o programa conseguimos montar um horário que cumpre a legislação trabalhista (11 horas de interstício e 8 h/aulas por dia), realizar a divisão de turmas, tirar ou reduzir ao extremos janelas de professores e alunos entre outros.




Enfim, com o programa de geração de horário escolar, nossa Etec praticamente zerou as incompatibilidades de horários e os conflitos gerados entre os professores que disputavam determinados horários, dias da semana e janelas entre as aulas.

Hoje, no meu ponto de vista, uma Etec (Escola) que não usa esse programa para a geração de horário está trabalhando de maneira arcaica. 

O programa estará disponível na Pagina Inicial > Material de Apoio 
Para usar o programa você deve copiar a pasta fet-5.26.0 para sua Área de Trabalho ou local onde quer armazenar e dentro da pasta executar o arquivo fet (fet.exe)


No link do Youtube, Introdução ao FET, existem algumas vídeo aulas que auxiliam e estou disponível para qualquer duvida ou treinamento que venha a surgir para qualquer Etec.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.